Insira o código de rastreamento abaixo:

Obrigatoriedade do CPF E CNPJ nas encomendas internacionais

Antigamente não era necessário acrescentar informações pessoais para o envio de encomendas, mas agora é obrigatório o número do CPF e CNPJ nas encomendas. Essa foi uma exigência realizada pela Receita Federal a partir de janeiro de 2020.

Aliás, se sua encomenda não se encontrar com esse número. Corre o risco de proibição de entrada ou ainda poderá ser destruída, a casos de devolução ao remetente.

Além disso, você deverá acessar uma área exclusiva dos Correios para essa informação. Ao acessar o site dos Correios você deve encontrar uma área chamada de “Minhas importações”. Ou se preferir é só clicar aqui.

Caso ainda não tenha se cadastro no site dos Correios, procure realizar o preenchimento das informações necessárias quanto antes. O cadastro deve conter informações pessoais, inclusive seu Cadastro Nacional de Pessoas Física, CPF ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ.

Estrangeiros devem informar o número do passaporte no momento da realização do cadastro. Não esqueça de anotar seu login e senha, você precisará dessas informações para um novo acesso ao portal.

Depois de realizar esse cadastro você deve fazer uma pesquisa com o seu CPF, CNPJ ou número do passaporte para encontrar as encomendas vinculadas a ele. Após esse vínculo suas encomendas poderão passar de forma tranquila pelas fiscalizações aduaneiras.

 

Qual é a forma de incluir o CPF e CNPJ nas encomendas?

No momento da compra do produto é o melhor momento de informar os documentos, ou seja, antes do envio. Caso você não tenha informado na compra, é necessário entrar em contato com o comprador antes do envio. Pedindo a inclusão do documento antes do envio do pedido.

Se não houve a possibilidade dessa inclusão nesse momento. A única forma é através do processo de citamos anteriormente.

Para que o número do documento seja anexado no momento do envio. Mas se ainda assim, o número não tenha sido vinculado. A única forma é através do processo de citamos anteriormente.

Para facilitar a busca, você pode realizar a pesquisa através do código de rastreamento que é impresso no momento do envio da encomenda. Caso você não saiba como encontrar esse código. Aqui no site temos um post completo sobre esse assunto, acesse aqui!

Dessa forma, é muito importante que seu número de CPF, CNPJ ou passaporte sejam vinculados, sem esse vínculo você não receberá sua encomenda.

 

O vínculo do CPF ou CNPJ nas encomendas reduzem o prazo?

O vínculo da documentação não afeta o prazo para entrega, essa é apenas uma questão de fiscalização que a Receita Federal implantou. Essa fiscalização permite que os valores dos impostos sejam cobrados de maneira mais rápida. Assim também a uma liberação mais eficiente da mercadoria.

Evitando que os portos aduaneiros fiquem cheios de mercadorias paradas. Evitando que os portos aduaneiros fiquem cheios de mercadorias paradas. Assim, se torna fácil a identificação do destinatário, permitindo a cobrança de impostos ou a regularização da encomenda.

Além disso, se você tiver dúvidas relacionadas aos prazos de envio das suas mercadorias internacionais você terá a explicação completa sobre esse assunto aqui.

 

Alterações cadastrais para compras internacionais

Por isso, se você tem o costume de realizar comprar internacionais é importante que você vá até o seu cadastro e faça a inclusão do seu CPF, CNPJ ou passaporte. Os sites mais comuns dos Brasileiros para comprar internacionais são o Ebay, AliExpress, Alibaba, Mini In The Box, Amazon internacional, entre outros.

Segundo os boatos, essa nova medida tem como objeto de controlar a entrada e a saída de mercadorias internacionais. Limitando a quantidade de objetos internacionais principalmente para pessoas físicas.

Dessa forma, caso desejem realizar a compra de uma quantidade maior de objetos internacionais, será necessário abrir uma empresa para importação.

Assim, muitos brasileiros teriam que se tornar no mínimo um Micro Empresário Individual, ou seja, um MEI. Mas a causa real dessa inclusão ainda se pauta na melhora dos serviços dos Correios.

Apesar dos Correios negarem que essa exigência não tem nada a ver com as suas determinações e sim com a Receita Federal. Eles concordam que a inclusão desses documentos, facilitam e muito a cobrança dos impostos e o acelera o processo de entrega das encomendas.

Reduzindo assim um grande número de encomendas paradas pela falta de identificação do destinatário. Com a inclusão dos documentos, a localização dos destinatários fica muito mais ágil assim como o recebimento.

Por isso, não se esqueça de incluir seu documento na próxima compra internacional que for realizar.

 

Nenhum comentário - Seja o primeiro!

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios devem ser preenchidos.

O site RastreioCorreios.com.br é apenas um serviço de rastreamento de encomendas e não tem nenhum vínculo com o (Correios / Correios.com.br)