Insira o código de rastreamento abaixo:

Conheça as siglas dos objetos dos Correios e o que significa

siglas dos objetos dos CorreiosO Correios têm uma série de códigos para cada tipo de envio, conheça as siglas dos objetos dos Correios e o que significa cada uma.

Quando enviamos uma encomenda pelo Correios a primeira coisa que fazemos é entrar no site do Rastreio Correios para ver aonde nossa encomenda se encontra. Mas raramente entendemos o que significa aquelas letras e números que compõe o código de rastreio. Sendo assim, hoje vamos desvendar esse mistério e explicar o que cada significa cada um.

 

Sistema de Rastreamento de Objetos dos Correios, o que é?

O Sistema de Rastreamento de Objetos dos Correios ou SRO, nada mais é do que o sistema que o Correios utiliza para acompanhar o envio de objetos. Através desse sistema é possível monitorar a mercadoria ponto a ponto.

O site mais utilizado para essa pesquisa é o Rastreamento Correios. Antes de acessar o sistema é importante que você tenha em mão o número da sua encomenda, esse número é conhecido com o Código de Rastreamento.

Esse número é composto por treze dígitos, que inicia com duas letras e depois uma sequência de nove números. Por fim, duas letras finais que indicam o país de origem do objeto, compõe as siglas dos objetos dos Correios.

 

O que significa as siglas iniciais?

As siglas são abreviações do tipo de serviços que está sendo realizado. Dessa forma, para poder explicar melhor o que significa cada sigla é preciso separar por categorias. Já que a mesma categoria pode ter siglas diferentes de acordo com o serviço contratado.

 

As siglas dos Correios para objeto internacional

Para objeto internacional, as siglas podem variar. Sendo assim, as siglas para objeto internacional Colis são essas: CA, CB, CC, CD, CE, CF, CG, CH, CI, CJ, CK, CL, CM, CN, CO, CP, CQ, CR, CS, CT, CU, CV, CW, CX, CY e CZ.

Objeto internacional Packet Express é o ED, já o PacketEconomic é o LX.

Já o objeto internacional EMS EA, EB, EE, EF, EG, EH, EI, EJ, EK, EL, EM, EO, EP, EM, EO e EP.

Aliás a outra opção de objeto internacional é o Prime e as siglas são as seguintes: LC, LD, LF, LG, LH, LI, LJ, LK, LL, LM, LN, LW, LQ, LY e LZ.

Caso você deseje enviar um objeto internacional com valor declarado as siglas serão essas: VA, VC, VD, VE, VF e VV.

Ainda há a possibilidade de envio de objeto internacional PPS Tributado, as siglas serão o XR e XX.

Por fim, temos o envio registrado internacional com as siglas RR, RW e RX, para finalizar temos o telegrama internacional entrante MY e o registrado prioritário internacional RI.

 

Quais são as siglas dos Correios para o Sedex?

O Sedex é um dos serviços oferecidos pelos Correios mais utilizados aqui no Brasil. Dessa forma, vamos informar as principais siglas dos Correios que representam esse serviço. Basicamente as siglas do Sedex são SQ e SR.

Etiqueta lógica Sedex AA, AB, OF, OG, OH e OI. Entretanto, também tem a etiqueta Sedex Agência com a sigla SA.

Para a Encomenda Sedex com etiqueta lógica temos as seguintes siglas, DF, DG, DW, DZ, OA, OB e OC.

Existe ainda a encomenda Sedex C/Ar Digital DA, encomenda Sedex DJ, SE, SW, DM, DN e DU. Portanto, ainda temos a encomenda Sedex com etiqueta Física que possuem as siglas DY e OD.

Os Sedex de envio express são o Sedex 10 com as siglas SB e SX, o Sedex 12 SM e o Sedex Hoje com a sigla SJ.

Para o envio de Sedex Agência existem as seguintes siglas, SI, SN, SO, SF, SK e SZ.

Se for enviar o Sedex a cobrar a sigla será a SC, o Sedex do sistema sara tem a sigla SG e o Sedex com ar digital é a silha SH.

Dessa forma, ainda temos o Sedex lógico com a sigla SL, o Sedex pré-franqueado SP, Sedex físico SS e por fim o Sedex Mundi com as siglas XM e EM.

 

Enfim ainda temos as siglas DK para Sedex Extra Grande, DL para Sedex Lógico, DP para Sedex pagamento Entrega, DV para Sedex com ar digital e DX para Sedex 10 Lógico. Caso necessite ainda tem a opção de logística reversa simultânea Sedex com as siglas LA, LB e LS.

 

Siglas dos Correios para o envio de PAC

O PAC é uma das possibilidades mais baratas de envio de encomenda pelos Correios, e também permite o rastreamento das mesmas. A única diferença é a questão do tempo que pode levar em média uns 5 dias a mais que o Sedex.

As principais siglas para o PAC são: EC, PD, PI, PJ e PL. Ainda temos as siglas para encomenda PAC com etiqueta física e logica que são as seguintes: PE, PG, PH, PM, PN e PO.

Entretanto, para etiqueta lógica PAC, PP, PS, PT, PU, PW e PX. Ainda temos a etiqueta logica PAC mini com a sigla PQ.

Por fim, temos as seguintes siglas para envio do PAC, etiqueta lógica PAC administrativo PV, PAC extra grande PK, encomenda PAC não urgente PB e a cobrar PC.

Os Correios ainda têm outras siglas, mas são menos utilizadas, essa poderemos abordar em um outros post.

 

Rastreando sua encomenda

Agora que você aprendeu o que são as siglas dos objetos dos Correios e você deseja rastrear uma encomenda a melhor maneira é utilizando o site Rastreio Correios. Esse site é um dos mais seguros e confiáveis! Para rastrear sua encomenda é bem simples,acesse aqui e coloque seu código de rastreamento.

51 Comentários - Comente também!

TARCIO no dia 11 de março de 2021 (06:48)

QD O QUE É O CÓDIGO ?????????????????????????/

FELIPE DE SOUZA GUAREZI no dia 11 de março de 2021 (09:31)

Qual o significado da sigla ON?

Joil Carlos Silveira no dia 15 de março de 2021 (10:13)

Minha encomenda esta vindo com o seguinte código de rastreio: ON881200505BR.
Gostaria de saber se é Sedex?
Qual o prazo de entrega?

José Carlos de Paulo Jacinto no dia 02 de abril de 2021 (08:52)

Bom dia o que significa a sigla QE dos Correios?

PAULO ROBERTO MANDELLI no dia 03 de abril de 2021 (02:10)

Esta em transito uma mercadoria com o código QE mas nao tem na lista o significado

Fabio no dia 06 de abril de 2021 (11:52)

E a sigla OO, o que significa?

marcia gomes no dia 15 de abril de 2021 (10:50)

bom dia muito bom apicativo assim,podemos fazer acompanhamento dosobjetos ou encomendas….obrigada

Regiane Poluboiaginof Lobato no dia 12 de maio de 2021 (12:12)

Qual a diferença entre despachar uma encomenda com a sigla EB ou RR, das duas maneiras dá pra rastrear até o destino ex.: Japão

Ketlen no dia 16 de maio de 2021 (08:56)

Sigla PW o que significa ??

ALEX METAL no dia 16 de maio de 2021 (10:18)

Favor gostaria orientações sobre Siglas OJ???

Anabel no dia 17 de maio de 2021 (04:21)

E quando começa e termina com BR quer dizer o que? A pessoa com quem encomendei umas coisas faz hoje exatamente 1 semana e lá consta que tá nas agências dos Correios ainda. De lugar de origem.

Alessandra Cabrerizo no dia 17 de maio de 2021 (11:22)

Bom noite o que significa a sigla QE dos Correios?besta em trânsito e nunca é atualizado….

DEIVID OLIVEIRA DE ABREU no dia 19 de maio de 2021 (07:21)

Bom dia! Na lista de códigos/siglas não consta a da minha encomenda. O que siginifica QE?

Felipe no dia 19 de maio de 2021 (03:41)

A sigla OO o q significa???

Lane no dia 22 de maio de 2021 (01:56)

Sigla QE ninguém sabe o que significa. minha encomenda está há mais de 20 dias sem atualizar

Vanessa Almeida no dia 25 de maio de 2021 (11:35)

O que significa a sigla QF???

RENATO AMÉRICO no dia 26 de maio de 2021 (11:35)

Tem que melhorar. um campo para digitar e o correspondente para dizer o quê é.

O quê significa QE – LÍ E NÃO ENCONTREI…..

Naah no dia 27 de maio de 2021 (09:30)

Significado da sigla QU e QF?

Isabel Coutinho no dia 28 de maio de 2021 (01:20)

o que significa a sigla QE dos Correios?

BRUNA no dia 28 de maio de 2021 (04:32)

Alguém sabe o que significa o código de rastreio iniciar com QE? Me foi passado mas no site diz que está aguardando postagem do remetente.

Andrezza no dia 29 de maio de 2021 (06:14)

Genteeee! Me ajudem.
Meu pedido começa com OK, que merda é essa sigla que eu não acho em lugar nenhum????
Eu fiz um pedido Sedex mas o pedido não sai do lugar, tá demorando… Eu preciso que chegue urgente. Se a loja tiver postado no PAC eu vou surtaaaaaar.

Luciano no dia 31 de maio de 2021 (06:13)

A sigla OO é de Sedex ou PAC? Qual o prazo de entrega?

Gleiciane no dia 03 de junho de 2021 (11:16)

Qual o significado das letras AN? Minha encomenda tá vindo no código an45679850br não entendi até agr

Thay no dia 03 de junho de 2021 (06:21)

E QF é o q??

Adriano cunha no dia 05 de junho de 2021 (11:40)

O que signigica a sigla BC ?

Cássia Nunes no dia 10 de junho de 2021 (12:53)

O que significa o início do rastreio QF?

geraldo candido no dia 11 de junho de 2021 (08:03)

O correio tem de ser privatizado pois falta gestão e logística,investimentos,e aperfeiçoamento deixa muito a desejar atualmente no mundo globalizado, muitas siglas de encomendas nao constam na lista , demora entregas passou da hora de ir pra iniciativa privada e acabar a farra da estabilidade.

Tiago no dia 14 de junho de 2021 (08:05)

Minha encomenda vem com o código iniciando em OP, poderiam me informar se é sedex?

UBIRAJARA MENDES DA COSTA no dia 15 de junho de 2021 (09:37)

O que significa o codigo QB?

ana no dia 16 de junho de 2021 (05:08)

a siglas com começo LE e final SE O que significa

Cláudio Luís Turelly no dia 18 de junho de 2021 (06:05)

O que significa a sigla Jc para correspondência.

Edson Barbosa no dia 26 de junho de 2021 (07:55)

Queria saber oque significa a letra OP e qual prazo de entrega para essa sigla.

Juliana ANDRÉ XAVIER no dia 30 de junho de 2021 (03:11)

Bom gostaria de saber quantos dia e o sedex para chegar as mercadoria de brasila para o rio de janeiro porque eu ja to com 9 dias e nada estar no prazo ou nao

Monique no dia 30 de junho de 2021 (06:42)

Boa noite , gostaria de saber se OP no início e final BR e Sedex?

CARMEM t no dia 02 de julho de 2021 (09:54)

Minha encomenda se encontra paralisada no rastreio!! Os correios deveriam atualizar as*SIGLAS para melhor ajudar ,pois a sigla QF não se encontra e o produto TB não chega.ATUALIZACOES DAS SIGLAS VAI AJUDAR MUITO

Ana no dia 13 de julho de 2021 (07:55)

QF o que é?

Gerson no dia 13 de julho de 2021 (10:12)

Meu código começa com SF oque significa e qual o prazo de entrega?

ELIAS DE OLIVEIRA no dia 20 de julho de 2021 (11:21)

Por favor, o que significa a sigla OP – não encontrei em nenhum lugar dos correios. Estou aguardando uma encomenda via SEDEX.

Ciro no dia 23 de julho de 2021 (07:33)

Minha encomenda tem QF e não aparece o significado. Os Correios realmente precisam passar por mudanças, está na hora de ser privatizado. Muito descaso com o cliente. Tenho uma encomenda que veio de SP desde o dia 07/07 e está em rota de entrega desde o dia 15/07, sendo que a previsão era dia 19/07 e hoje já é dia 23/07. Não consigo falar com a agência da Taquara, pois não tem telefone. Possivelmente minha encomenda deve ter sofrido um extravio devido aos “funcionários” do crime (vagabundos).

Paulo Cézar Móres de Oliveira no dia 23 de julho de 2021 (08:07)

Que significa o BR n início deste código BR328725515BR, que tipo de remessa é?

Barbara Marques no dia 23 de julho de 2021 (11:58)

E os codigos QF ? Porque demoram tanto pra chegar ?
Os correios priorizam as entregas do Mercado Livre se comparada as entregas de Shopee nacionais ?
Porque o Shopee demora mais ?

Andréa Oliveira no dia 26 de julho de 2021 (10:32)

O que significa código BR no início da numeração? Há 11 dias o objeto não sai do lugar!

DANIEL GAETA no dia 27 de julho de 2021 (04:00)

ESTOU COM O CODIGO DE RASTREIO QG084034624BR
MAS NAO ACHEI O SIGNIFICADO DO QG

OQ QUER DIGER QG???

Tania no dia 27 de julho de 2021 (05:23)

Ola! Eu tenho duas encomendas vindas dos EUA , as siglas delas começão com UH e termina com US, alguém pode me ajudar a decifrar? A última atualização foi dia 11 de julho, aeroporto de Guarulhos e no site dos correios do Brasil não consta nada.

Luiz coderch no dia 29 de julho de 2021 (02:34)

Gostaria saber o q significa o código BZ. tentei localizar e não achei BZ651247781BR

Rosmeri Teresinha Arnold Misuguti no dia 30 de julho de 2021 (12:35)

Veio uma encomenda pra mim com o tipo de encomenda BO ..oque significa?

O.C.B no dia 03 de agosto de 2021 (11:34)

Gostaria de saber que códigos são esses da minha encomenda que ate agora não sai do lugar no ratreio

LE327256983SE

PQ251408077BR

VANESSA no dia 12 de agosto de 2021 (02:16)

op é o que ?

Míria no dia 18 de agosto de 2021 (03:41)

QG o que significa este código de rastreio?

Luiz Afonso no dia 25 de agosto de 2021 (08:38)

O que quer dizer BR no código de rastreio? E que tipo de envio é esse?

Felipe Adjalma no dia 25 de agosto de 2021 (08:44)

O que é QG??