Como rastrear encomendas enviadas pelo Correios

rastrear encomendas

Sempre que enviamos ou estamos prestes a receber um objeto via Correios, precisamos saber como rastrear encomendas enviadas. Apesar de ser uma dúvida comum de muitas pessoas, o processo é bem simples.

Primeiramente é necessário que você tenha esse código para rastreamento, esse código geralmente fica no recibo que o atendente do Correios te entrega. Você vai encontrar essa informação no comprovante do cliente na descrição do produto, pode ser que você encontre como, número do documento ou objeto.

Então, esse número é composto por 13 dígitos alfanuméricos, sendo que os dois primeiros representam o código de serviço, composto por duas letras. Após isso, vem uma sequência de nove números, que foram o número da encomenda e o código verificar.

Por fim, as duas letras finais representam o país de origem em que o objeto foi postado.  Se você está recebendo um objeto internacional, você deve buscar rastrear o mesmo através do número fornecido pela empresa.

Inicialmente o objeto deve ser acompanhado pela empresa de envio internacional, já que ele só entra no sistema dos correios, após a entrada em nosso país.

Como rastrear encomendas enviadas no site do Correios

Em seguida para darmos continuidade ao nosso rastreamento, você deve acessar a página de rastreio em nosso site. Para encomendas internacionais acesse aqui.

Mas para rastrear encomendas enviadas aqui no Brasil, acesse aqui.

Assim que abrir a nova página, digite o código com os treze números no campo em branco, lembrando que todos devem ser digitados em letras maiúsculas.  Em seguida clique no botão rastrear.

Aliás, caso você deseje por realizar a consulta de objetos que incluam seu CPF. Para isso é só digitar o seu CPF no mesmo campo. Mas para que você consiga rastrear desse modo é preciso que seu CPF seja vinculado no momento do envio.

Por isso, solicite para quem for enviar seu objeto que coloque seu número do CPF como destinatário do objeto, no momento do envio. Após o cadastramento do objeto e o envio do mesmo não tem como vincular esse dado. Do mesmo modo, o CPNJ de uma empresa pode ser associado ao envio de encomendas para facilitar como rastrear encomendas enviadas.

Além disso, para esse tipo de consulta é necessário colocar as informações sem qualquer tipo de ponto ou hífen. Outra questão é que você ter um cadastro no portal dos correios, o cadastro é bem simples. Após isso, é só inserir seu login e senha para realizar a consulta, essa autenticação é obrigatória, sem ela não tem como realizar a consulta do rastreamento das encomendas.

Como rastrear várias encomendas enviadas de uma vez só?

Atualmente o nosso site Rastreio Correios conta com um sistema de rastreamento em lista. Esse sistema libera a busca de vários objetos de uma vez só. Para realizar essa pesquisa, basta colocar os códigos de rastreamentos separados por ponto e vírgula.

Desse modo a consulta é feita por identificadores independentes, para objetos sequenciais, faça a separação dos objetos apenas utilizando um traço.

Por quanto tempo tem como rastrear encomendas enviadas?

Eventualmente o Correios disponibiliza as informações da sua encomenda por cerca de 180 dias, após o envio. Para consultas através de CPNJ ou CPF, a listagem máxima dentro do site dos correios é de 50 objetos.

Entenda os dados informados no momento do rastreamento das encomendas

Embora os dados sejam atualizados constantemente, nem sempre são incluídos no momento exato da movimentação por isso, pode ter variações na entrega.

Outra questão é o horário da postagem, nem sempre o objeto é encaminhado no mesmo dia, principalmente se ele for encaminhado após o horário da coleta na agência. Nesse caso ele será encaminhado no próximo dia útil, para a agência distribuidora daquela região.

Enfim, uma última solução relacionada a como rastrear encomendas enviadas é vincular o número do telefone do destinatário. Quando você pesquisa um número de rastreamento, na parte inferior do rastreamento tem uma janela para inclusão do telefone.

Para isso, é só clicar e colocar o número do telefone com código de área, no campo destinatário, aceitar os termos e clicar em confirmar. Em seguida aparecerá uma mensagem de confirmação do cadastramento. Assim que sua encomenda sair para entrega ou estiver disponível para reiterada na agência, você receberá um SMS avisando.